Psicoterapia Online: tô na dúvida.
- Daniel Lacerda

- 22 de jul.
- 3 min de leitura
Atualizado: 3 de nov.
Nos dias de hoje, o tema da saúde mental tem ganhado muito destaque. Você com certeza já viu algum post em algum lugar de alguém falando da importância de se cuidar, de como encontrar a pessoa certa tornou a vida menos ansiosa, ou até mesmo dicas de como superar sentimentos ou pensamentos ruins.

Mas entre assistir um conteúdo, concordar com o que está sendo falado e buscar cuidado consigo mesmo podem existir dificuldades. Afinal, tem trabalho a ser gerido, obrigações com a família que precisam de atenção e o tempo que resta no meio da rotina a gente quer usar com liberdade, voltado para coisas que gostamos. E a ir à terapia presencial envolve ida e volta, trânsito, entre outras coisas.
A psicoterapia online surge então, neste lugar de facilitar o acesso a um cuidado em saúde mental junto com a possibilidade do processo acontecer de maneira remota, seja em nossa casa ou não. Ela permite que as pessoas se conectem com profissionais de saúde mental de qualquer lugar. Isso é especialmente útil para aqueles que têm dificuldade em encontrar tempo para consultas presenciais ou que vivem em áreas remotas, pois permite uma flexibilidade maior de horários.
Me explica melhor?
Indo um pouco mais além, pode ser que para você, estar em casa seja muito mais tranquilo do que ir a um consultório psicoterapêutico. E isso é um fator importante a ser considerado; o conforto do lar pode ajudar a reduzir a ansiedade que algumas pessoas sentem ao entrar em um consultório e te ajudar a se concentrar nas questões que precisam ser abordadas.

Além disso, fazer terapia online te permite ficar longe da preocupação de estacionar o carro, horários de pico de trânsito e tempo de trajeto até o local onde acontecerá a sessão. Ah, e permite também que caso você prefira (e tenha um lugar disponível), você possa fazer sua sessão logo após sair do trabalho. Ambientes abertos, como parques, praia, praças, também são locais onde pode acontecer a sessão online, e estes casos são mais comuns do que se imagina.
Na verdade eu tenho um pouco de receio...
E eu te entendo! E quero te dizer que este formato de psicoterapia é algo oficialmente estudado e aprovado pelo Conselho Federal de Psicoterapia (CFP). Na prática, isso significa que as plataformas que vamos usar nos nossos encontros são consideradas seguras na proteção das suas informações pessoais, garantindo que aquilo que falaremos dentro da sessão, ficará dentro da sessão.
Se sua dúvida é em relação a se vai ser um método eficaz de cuidado, também te tranquilizo que existem estudos que comprovam a eficácia da terapia online. Por meio dos nossos encontros podemos sim pensar em como lidar com as angústias e dores que te levam a buscar um profissional de Psicologia, com o compromisso que sempre estarei disposto a te escutar em relação a qualquer ajuste necessário em nossas sessões, de forma ética.
Tem algum requisito para fazer terapia on-line?
Por se tratar de um recurso que utiliza a internet, um dos requisitos para que uma sessão corra com o mínimo de imprevistos é uma conexão estável, ou seja, sem oscilações que causem desconexões ou cortes, que pode interromper falas, linhas de pensamento e causar atrasos.

Um outro ponto importante são os dispositivos usados - celulares, tablets, notebooks, etc... o funcionamento adequado do aparelho onde a sessão está sendo realizada garante uma fluidez, evita a frustração de repetições constantes e permite que a gente foque no cuidado com o conteúdo da sessão.
A partir daqui não são mais requisitos, mas sugestões: o uso de fones de ouvido - que ajudam a manter a privacidade e podem ajudar com a qualidade do áudio e na compreensão do que está sendo falado. Uma outra sugestão também é prepare o ambiente de forma confortável para você - nesta parte eu te ajudo com algumas ideias antes do nosso encontro.
Por fim
Se você leu até aqui, quero te dizer que a psicoterapia online é uma ferramenta poderosa para cuidado em saúde. Com os pontos que a gente estabeleceu acima, se você está considerando a terapia, te convido a experimentar essa opção. A saúde mental é tão importante quanto a saúde física, e buscar ajuda é um passo corajoso e necessário, além de um investimento em alguém que merece cuidado: você.

_edited.png)

